MATERIAIS

No universo da reciclagem de plásticos, há uma grande variedade de materiais e combinações possíveis de serem reciclados. Abordaremos apenas os quatro tipos mais comuns, que são responsáveis pela maior fatia dentre os materiais plásticos no mercado da reciclagem.

Polietileno (PEBD):

O Polietileno de baixa densidade PEBD é amplamente utilizado na fabricação de embalagens, agricultura entre outros segmentos.

Esse material é responsável por 17% de todo o volume reciclado em 2019. Esse valor corresponde a cerca de 171.000 toneladas de material.

Esse material é captado no que chamamos de pós consumo, ou seja, aqueles materiais que chegaram até o consumidor final e foram descartados, e pós indústria, que são materiais que são captados diretamente das indústrias de fabricação de embalagens.

Os processos para reciclagem desse tipo de material seguem a seguinte sequência:

Separação

Essa etapa se aplica apenas á materiais pós consumo, visto que são descartados de formas destintas e carregam uma grande quantidade de contaminantes e sujeira.

Trituração

Após a separação o material passa pelo processo de trituração. Esse processo consiste em reduzir e padronizar os tamanhos das partículas dos materiais e prepara para lavagem.

Lavagem

No processo de lavagem o material é lavado com água e atrito para remover as partículas indesejadas como areia, papel, etc.

Secagem

A secagem de filmes de PEBD pode ser feita de duas formas, por centrifugação ou por prensagem. De modo geral esse é um processo delicado e oneroso, pois os filmes plásticos tem capacidade de segurar umidade devido a sua espessura ser muito fina.

Aglutinação

O processo de aglutinação consiste em aquecer o material por meio de atrito e reduzir o tamanho das partículas e aumentar a densidade para possibilitar a extrusão do material.

Remoagem

O processo de remoagem pode ser aplicado caso a linha de extrusão tiver alimentação forçada, que possibilita inserir na extrusora materiais com densidade aparente menor.

Extrusão

A extrusão consiste em reorganizar as moléculas do material submetendo o mesmo a altas temperaturas e altas pressões. Esse processo faz a transformação do material moído em pellets que são pequenos grãos que serão utilizados para fabricação do produto final.

Produto final

O processo de produção de produto final que utiliza PEBD mais comum também é o processo de extrusão. Neste caso se utiliza uma ferramenta na saída de material da extrusora para dar a forma desejada ao material. Os produtos mais comuns fabricados com esse tipo de material são embalagens flexíveis e mangueiras de irrigação.

Polietileno (PEAD)

Polipropileno

O segundo tipo de material que iremos tratar é o Polipropileno PP. Este material é utilizado para fabricação de uma diversidade de produtos, desde brinquedos, cadeiras, mesas até peças automotivas. 

Devido a sua maleabilidade enquanto aquecido, possui grande capacidade de se conformar em geometrias complexas.

O principal método utilizado para fabricação de produtos com esse material é a Injeção. Devido a sua boa fluidez, esse material apresenta excelentes resultados com esse processo.

RAFIA

RAFIA MOIDA

PET (Politereftalato de etileno)

Este é o terceiro tipo de material que abordaremos. Este material é utilizado na fabricação de uma grande quantidade de produtos, o mais comum é a garrafa, utilizada em embalagens de bebidas e de produtos de limpeza, más pode ser usado na fabricação de fibras para tecidos e etc.

O principal método de fabricação de produtos com esse material, é o sopro, como explicado anteriormente. Também é utilizado a extrusão e estiramento, no caso da fabricação de fibras.

Produtos fabricados com esse material apresentam boa flexibilidade e excelente resistência mecânica. Possui também boa condição de estanqueidade. 

Poliestireno

Este é o quarto tipo de material que vamos falar. Este material é utilizado na fabricação de diversos produtos, os mais comuns e conhecidos são os copos descartáveis e isopor.

 

O principal método de fabricação de produtos com esse material é Extrusão, conformação e expansão.